segunda-feira, 13 de março de 2017

Jardineira de trigo sarraceno

O que é o Trigo Sarraceno?
O trigo sarraceno é mais uma alternativa ao cardápio de quem tem intolerância ao glúten.
Esse cereal, que na verdade não é um tipo de trigo, mas mais próximo da família do arroz, é nativo da Ásia Central, e chegou à Europa durante a Idade Média. De cor negra, é considerado um cereal pobre, cultivado em lugares frios e de solo pouco apropriado para o trigo ou o arroz, como nas regiões montanhosas da Ásia. É consumido na forma de grãos, ou de farinha.

No Japão é muito consumido o macarrão feito desse trigo, chamado popularmente de soba. Este macarrão também contém farinha de trigo, sendo assim, contém glúten!

O preparo do trigo sarraceno é simples como do arroz, deve ser lavado e cozido utilizando para cada porção do grão, duas de água. O trigo sarraceno é encontrado em lojas de produtos naturais, ou orientais.
O trigo sarraceno, ou mouro é rico em nutrientes e fibras, além da rutina, um flavonóide que promove a saúde dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas, diabetes, etc. O grão trigo sarraceno, em princípio não contém glúten, desde que não haja contaminações no processo de produção e embalagem do produto.


Deixo-vos uma receita de várias  para utilizar trigo sarraceno na nossa alimentação.

RECEITA: "Jardineira de trigo sarraceno"

Ingredientes:
250 grs de seitan ou Tofu
250 grs de Trigo sarraceno
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimento vermelho pequeno
1 alho francês (parte branca)
2 cenouras aos cubos
1 chávena de ervilhas
200 grs cogumelos
1 curgete pequeno aos cubos
1 lata de milho bio (opcional)
salsa
Polpa de tomate bio (opcional)

Modo de preparar:
Temperar com antecedência o seitan (alho picado, sumo de limão, louro, pimenta, paprika e shoyu). Deixa-se marinar pelo menos 2 horas.
Num tacho um fio de azeite, a cebola picada, o pimento aos cubos, o alho francês aos cubos e deixe refogar um pouco, de seguida o seitan com a marinada. Tapamos o tacho e deixamos o seitan a tomar gosto com o refogado. De seguida juntamos os cogumelos fatiados, a cenoura aos cubos, as ervilhas e o curgete aos cubos(Só utilizo a casca e o interior ponho na sopa). Junta-se sal e água suficiente até tapar os legumes.
Quanto tiver a ferver, junta-se o trigo sarraceno  e deixa-se cozer cerca de 15 a 20 min.
No fim salsa picada e tempera-se com vinagre de ameixa.

Nota: O trigo sarraceno fica com mais paladar de tostarmos numa panela em lume mínimo
durante 10 min.

Sem comentários:

Enviar um comentário